A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim, promoveu uma importante ação de conscientização e acolhimento direcionada à população idosa e aos pacientes diagnosticados com hipertensão e diabetes. O evento, realizado pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF 11 - Frei Damião), aconteceu em formato de roda de conversa, consolidando-se como um espaço humanizado para a troca de experiências, o aprendizado mútuo e o fortalecimento dos vínculos entre os profissionais da Atenção Básica e os moradores da comunidade local.
Durante o encontro, a equipe multidisciplinar do posto de saúde compartilhou orientações fundamentais sobre o autocuidado e o gerenciamento de doenças crônicas, que exigem monitoramento constante. Entre os temas abordados, destacaram-se a importância do controle regular da pressão arterial e da glicemia, os riscos da automedicação e a adoção de hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas adequadas para a terceira idade. Os profissionais também enfatizaram estratégias preventivas para evitar complicações graves associadas à diabetes e à hipertensão, como problemas cardiovasculares e renais.
Iniciativas como essa integram as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o fortalecimento da Atenção Primária, cujo foco principal é a medicina preventiva e a promoção da saúde comunitária. Ao aproximar a assistência médica da rotina dos pacientes, a gestão municipal busca não apenas garantir o acompanhamento contínuo e a adesão aos tratamentos propostos, mas também reduzir os índices de internamentos hospitalares por crises agudas, assegurando maior longevidade, autonomia e qualidade de vida para a população idosa do município.
A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim, promoveu uma importante ação de conscientização e acolhimento direcionada à população idosa e aos pacientes diagnosticados com hipertensão e diabetes. O evento, realizado pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF 11
- Frei Damião), aconteceu em formato de roda de conversa, consolidando-se como um espaço humanizado para a troca de experiências, o aprendizado mútuo e o fortalecimento dos vínculos entre os profissionais da Atenção Básica e os moradores da comunidade local.
Durante o encontro, a equipe multidisciplinar do posto de saúde compartilhou orientações fundamentais sobre o autocuidado e o gerenciamento de doenças crônicas, que exigem monitoramento constante. Entre os temas abordados, destacaram-se a importância do controle regular da pressão arterial e da glicemia, os riscos da automedicação e a adoção de hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas adequadas para a terceira idade. Os profissionais também enfatizaram estratégias preventivas para evitar complicações graves associadas à diabetes e à hipertensão, como problemas cardiovasculares e renais.
Iniciativas como essa integram as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o fortalecimento da Atenção Primária, cujo foco principal é a medicina preventiva e a promoção da saúde comunitária. Ao aproximar a assistência médica da rotina dos pacientes, a gestão municipal busca não apenas garantir o acompanhamento contínuo e a adesão aos tratamentos propostos, mas também reduzir os índices de internamentos hospitalares por crises agudas, assegurando maior longevidade, autonomia e qualidade de vida para a população idosa do município.