
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jardim realizou, pela primeira vez no município, a Farinhada da RAPS, marcando um avanço na rede de saúde mental local. Apesar de a iniciativa existir desde 2023 no território do Cariri, esta edição pioneira fortaleceu a integração entre serviços e territórios da região.
A farinhada do RAPS é um encontro comunitário inspirado em práticas ancestrais de partilha de farinha, adaptado ao contexto da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Brasil, especialmente no Cariri (Ceará). O evento reuniu profissionais da saúde mental, usuários do SUS, educadores populares, artistas e coletivos para rodas de conversa, cirandas e trocas de saberes sobre bem-viver, luta antimanicomial e integração social, mobilizando centenas de participantes em edições anteriores entre 2023 e 2024.
O encontro contou com a participação de diferentes CAPS da região do Cariri e integra as práticas de educação popular em saúde monitoradas pela ANEPS, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde. Trata-se de um marco para a saúde mental em Jardim, reforçando a RAPS e construindo uma política pública mais humanizada e territorializada.