Notícias

#Saúde | 17 DE AGOSTO DE 2017

NASF atuante e empenhado para realizar diversas ações no município de Jardim

A equipe NASF Jardim conta com o total de 09 profissionais atuantes que prestam serviços a todas as Equipes de Saúde da Família (ESF) apoiando as atividades que são imprescindíveis nestas equipes. Os profissionais são: 02 Educadores Físicos, 02 Fisioterapeutas, 01 Nutricionista, 01 Fonoaudióloga, 01 Farmacêutico e 01 Assistente Social.

Dentre todas as atividades realizadas pela equipe que está vigente desde fevereiro deste ano, destacam-se:

- Ações de Prevenção e Promoção à Saúde (Projeto "NASF na Praça") realizadas nas praças da Sede e de alguns distritos como Fazenda Nova, Distrito Horizonte e Jardimirim, Ação no Dia das Mães realizada na Serra Boca da Mata, onde foram distribuídas cestas básicas, fornecidas informações importantes sobre a saúde da mulher, dinâmicas educativas, avaliação de parâmetros fisiológicos como aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Todas essas atividades também são realizadas em pontos estratégicos do município onde o público mais carece de informações sobre o lado preventivo da saúde.

- Atendimentos no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) onde são abordados assuntos voltados à saúde mental e os fatores que influenciam ou não no tratamento psicológico e psiquiátrico, medicamentoso ou não medicamentoso, incentivo às práticas de atividades que modifiquem positivamente a ação mental junto aos problemas que apresentem, busca de direitos das pessoas que portam esses problemas, realização de atividades físicas e laborais que auxiliem no conjunto de fatores que estão envolvidos no que diz respeito à saúde mental.

- Apoio matricial nas Equipes de Saúde da Família onde são discutidos os assuntos e casos que mais necessitem de apoio dos profissionais, programação de ações nas equipes que visam abordar temas motivacionais relacionados a esses casos, assim como atendimentos compartilhados com a ESF e programação de salas de espera nas equipes.

- Realização de palestras periódicas com grupos formados, dentre eles: Gestantes, Tabagistas, Adolescentes, Idosos e demais grupos estratégicos. Como a proposta da Atenção Básica à Saúde é a prevenção, nessas palestras a equipe deixa claro o papel preventivo na saúde integral, a relevância dos tratamentos não medicamentosos levando em consideração a toxicidade dos medicamentos e a automedicação, o acompanhamento periódico nos casos de portadores de doenças crônicas e a manutenção do vínculo desses portadores com sua Equipe de Saúde da Família.

- Incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde a estar sempre realizando busca ativa de casos em que necessitem de intervenção de alguns dos profissionais da Equipe.

- Ações de prevenção nas escolas (Escola Técnica, Distrito Jardimirim, Serra Gravatá, Distrito Corrente, Dr Romão Sampaio, Senador Carlos Jereissati, voltadas à Automedicação, Prevenção do Sedentarismo e Incentivo à prática de atividades físicas regulares. A equipe foi presente no Programa Saúde na Escola (PSE), dando ênfase aos temas inerentes.

- Atendimentos domiciliar

O NASF está empenhado para diariamente trazer o melhor da saúde para todas as famílias!

Secretaria Municipal de Saúde

 

Deixe seu comentário




NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 20 DE DEZEMBRO DE 2017

Trabalho foi concluido com sucesso no município.

#Saúde | 18 DE DEZEMBRO DE 2017

A Prefeitura Municipal de Jardim, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciaram a implantação do Sistema Hórus nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a começar pelo Bairro Frei Damião. Implantado pelos farmac&ecir [...]

#Saúde | 15 DE DEZEMBRO DE 2017

A luta continua em 2018. Somos mais fortes que o mosquito!

#Saúde | 22 DE NOVEMBRO DE 2017

Tema abordado foi sexualidade e gravidez precoce

#Saúde | 22 DE NOVEMBRO DE 2017

Projeto realizado pelo NASF é gratuito para todos.

Prefeitura Municipal de Jardim

LOCALIZAÇÃO

 Rua Leonel Alencar, nº 370 Centro

 (88) 3555-1772

 prefeitura@jardim.ce.gov.br

REDES SOCIAIS