NOTÍCIAS

17-AGO-2017

NASF atuante e empenhado para realizar diversas ações no município de Jardim

#Saúde 17 DE AGOSTO DE 2017
A equipe NASF Jardim conta com o total de 09 profissionais atuantes que prestam serviços a todas as Equipes de Saúde da Família (ESF) apoiando as atividades que são imprescindíveis nestas equipes. Os profissionais são: 02 Educadores Físicos, 02 Fisioterapeutas, 01 Nutricionista, 01 Fonoaudióloga, 01 Farmacêutico e 01 Assistente Social.

Dentre todas as atividades realizadas pela equipe que está vigente desde fevereiro deste ano, destacam-se:

- Ações de Prevenção e Promoção à Saúde (Projeto "NASF na Praça") realizadas nas praças da Sede e de alguns distritos como Fazenda Nova, Distrito Horizonte e Jardimirim, Ação no Dia das Mães realizada na Serra Boca da Mata, onde foram distribuídas cestas básicas, fornecidas informações importantes sobre a saúde da mulher, dinâmicas educativas, avaliação de parâmetros fisiológicos como aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Todas essas atividades também são realizadas em pontos estratégicos do município onde o público mais carece de informações sobre o lado preventivo da saúde.

- Atendimentos no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) onde são abordados assuntos voltados à saúde mental e os fatores que influenciam ou não no tratamento psicológico e psiquiátrico, medicamentoso ou não medicamentoso, incentivo às práticas de atividades que modifiquem positivamente a ação mental junto aos problemas que apresentem, busca de direitos das pessoas que portam esses problemas, realização de atividades físicas e laborais que auxiliem no conjunto de fatores que estão envolvidos no que diz respeito à saúde mental.

- Apoio matricial nas Equipes de Saúde da Família onde são discutidos os assuntos e casos que mais necessitem de apoio dos profissionais, programação de ações nas equipes que visam abordar temas motivacionais relacionados a esses casos, assim como atendimentos compartilhados com a ESF e programação de salas de espera nas equipes.

- Realização de palestras periódicas com grupos formados, dentre eles: Gestantes, Tabagistas, Adolescentes, Idosos e demais grupos estratégicos. Como a proposta da Atenção Básica à Saúde é a prevenção, nessas palestras a equipe deixa claro o papel preventivo na saúde integral, a relevância dos tratamentos não medicamentosos levando em consideração a toxicidade dos medicamentos e a automedicação, o acompanhamento periódico nos casos de portadores de doenças crônicas e a manutenção do vínculo desses portadores com sua Equipe de Saúde da Família.

- Incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde a estar sempre realizando busca ativa de casos em que necessitem de intervenção de alguns dos profissionais da Equipe.

- Ações de prevenção nas escolas (Escola Técnica, Distrito Jardimirim, Serra Gravatá, Distrito Corrente, Dr Romão Sampaio, Senador Carlos Jereissati, voltadas à Automedicação, Prevenção do Sedentarismo e Incentivo à prática de atividades físicas regulares. A equipe foi presente no Programa Saúde na Escola (PSE), dando ênfase aos temas inerentes.

- Atendimentos domiciliar

O NASF está empenhado para diariamente trazer o melhor da saúde para todas as famílias!

Secretaria Municipal de Saúde

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 2 dia(s)

VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA JA INICIOU

A Gestão Municipal de Jardim, por meio da Secretaria de Agricultura, está empenhada em g [...]

#Saúde Há 2 dia(s)

DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

A Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, tem o prazer de convidar toda a [...]

#AssistênciaSocial Há 5 dia(s)

LISTA DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA VALE GÁS

A Prefeitura Municipal de Jardim, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho, informa a entrega dos vouchers referentes ao 1º lote do Vale Gás Social 2024.

#AssistênciaSocial Há 5 dia(s)

CAMPANHA LEÃO AMIGO DA CRIANÇA

A Prefeitura de Jardim, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trab [...]

#Saúde Há 8 dia(s)

CONFIRA COMO FOI O DIA D CONTRA A DENGUE

Hoje, 12 de abril, a Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pr [...]

#Saúde Há 8 dia(s)

EQUIPE DE SAÚDE DA FAMILIA/ SAÚDE BUCAL VII, REALIZOU AÇÃO NO CEI PAULO JOSE ALVES COUTINHO SOBRE SAÚDE BUCAL

A Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, reafirma o compromisso com a pr [...]

#AssistênciaSocial Há 8 dia(s)

MUNICÍPIO DE JARDIM FOI CONTEMPLADO COM O PRIMEIRO LOTE DO PROGRAMA VALES GÁS 2024

O município de Jardim foi contemplado com o primeiro lote do Programa Vale Gás 2024. O e [...]

#Saúde Há 9 dia(s)

CONVITE: DIA D CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, tem o prazer de convidar todos [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito